Evento na FGV debate a nova estratégia nacional de desenvolvimento

A FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças e a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) promovem no próximo dia 20, às 15h, o evento "A Nova Estratégia Nacional de Desenvolvimento", com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Roberto Mangabeira Unger.

O evento será norteado pelo novo modelo de desenvolvimento para o país, proposto pelo ministro, com fins de criar condições favoráveis para ampliar as oportunidades de estudo e produção. Segundo Mangabeira Unger, a capacitação dos pequenos empreendedores em todo o país deve passar por um "choque tecnológico", capaz de tirar essas iniciativas do primitivismo produtivo.

"O modelo anterior era organizado em torno do consumo e da demanda. O novo modelo tem que ter como preocupação central a produção e a oferta. A democratização da oferta exige uma inovação institucional, que raramente fizemos em nossa história nacional", disse o ministro.

Ele defende que os pequenos empreendimentos só alcançarão escala global com a incorporação de mais tecnologia, novas práticas de gestão que combatam a baixa produtividade e mecanismos eficientes de crédito. Além dessa questão, o ministro destaca que uma proporção crescente de trabalhadores está em situações precárias de trabalho temporário, terceirizado ou de auto-emprego.

"Não podemos progredir apostando em trabalho precarizado, desqualificado e desprotegido. Temos que criar, ao lado do direito do trabalho existente, um segundo corpo de regras destinado a governar esse novo mundo de relações produtivas", sugeriu o ministro. A apresentação do Ministro será seguida de debate com pesquisadores convidados.

Av. Santo Antônio, 806 - Ponto Central - Feira de Santana/BA
contato@verboestudantil.com.br | (75) 3612-6500