Pesquisadora do CTS participa de reunião do Conselho da Iniciativa NETmundial

Pesquisadora gestora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Marília Maciel participou da primeira reunião do comitê de coordenação do NETmundial Initiative (NMI), realizada na Stanford University (EUA), no último mês. O encontro reuniu pesquisadores, autoridades, especialistas e empresários que integram a NMI. O comitê visa desenvolver o ecossistema institucional de governança e produzir soluções operacionais para os desafios atuais e futuros da internet.

Durante o encontro, os membros do comitê negociaram e aprovaram a primeira versão dos termos de referência que estabelecem o papel da plataforma que visa catalisar os princípios aprovados no Encontro Global Multissetorial sobre o Fundo da Governança da Internet. O documento se encontra em consulta pública até 1º de maio. "A NMI pode vir a suprir lacunas importantes de coordenação no âmbito do ecossistema de governança da Internet. A plataforma pode catalisar o apoio a novas ideias e projetos, comissionar estudos e reunir experts em torno de temas que carecem de maior entendimento ou de soluções, promover o desenvolvimento de capacidades e facilitar o maior envolvimento de atores provenientes de países em desenvolvimento", explica Marília Maciel.

A além da pesquisadora gestora do CTS, a NMI tem como membros a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzer, o ministro para Administração do Ciberespaço da República Popular da China, Lu Wei, o vice-presidente para o mercado único digital da União Europeia, Andrus Ansip, o fundador do Alibaba group, Jack Ma, e a diretora executiva da Association for Progressive Communications (APC), Anriette Esterhuyshen. O encontro do comitê também foi considerado um momento ímpar de interação entre representantes de todas as regiões e setores atuantes no tema da governança da Internet, segundo o professor da Universidade de Aarhus e embaiador da NMI, Wolfgang Kleinwächter.

As próximas reuniões do comitê de coordenação acontecerão em junho, na Costa Rica, e em novembro, no Fórum de Governança da Internet, que será sediado em João Pessoa.

Av. Santo Antônio, 806 - Ponto Central - Feira de Santana/BA
contato@verboestudantil.com.br | (75) 3612-6500